UCE
urticária crônica espontânea
O que é urticária crônica espontânea?
A condição não é contagiosa nem fatal
Diagnóstico
O diagnóstico de UCE é essencialmente clínico. Após a identificação da urticária, há dois passos essenciais para o diagnóstico correto e a escolha do tratamento ideal, que permitirá que a urticária fique controlada ou até mesmo acabe com os sinais e sintomas da doença. Primeiramente é preciso definir se urticária é crônica (sintomas duram por seis semanas ou mais) ou aguda (sintomas desaparecem em menos de seis semanas).
A urticária crônica espontânea precisa ser controlada, mesmo que não apresente risco para a vida, pois ela interfere, de forma significativa, na qualidade de vida e rotina dos pacientes e pode durar muitos anos.
O objetivo principal é receber um diagnóstico adequado e, então, poder começar o tratamento correto.
Para quem já foi diagnosticado com urticária crônica, uma medida importante é monitorar a doença. Isso pode ser feito por meio dos questionários UAS7 e o DLQI, reconhecidos e utilizados internacionalmente, que medem a gravidade dos sintomas e o seu impacto na qualidade de vida dos pacientes.
O tratamento da urticária crônica espontânea tem como objetivo o controle completo dos sintomas, permitindo que o paciente possa viver com qualidade e retomar suas atividades diárias sem prejuízos ou limitações.
Embora haja um algoritmo simples para diagnóstico da UCE, os pacientes levam até 5 anos para chegarem a um diagnóstico correto. Em razão disso, 67% dos pacientes desistiram de procurar um médico.
Sinais e Sintomas da urticária
Urticas
São lesões em alto relevo na pele, geralmente rodeadas por uma borda avermelhada, que coçam intensamente, a ponto de o paciente deixar de dormir e de exercer suas atividades normais (trabalho, estudo, atividades diárias).
As urticas têm uma característica peculiar: permanecem no mesmo local por, no máximo, 24 horas, reaparecendo em outras áreas do corpo em seguida. Em razão disto, é comum os pacientes com UCE dizerem que as lesões “andam pelo corpo”.
Angioedema
é um inchaço das camadas mais profundas da pele que está mais associado à dor do que à coceira. O angioedema pode aparecer em qualquer parte do corpo, mas é especialmente no rosto que a lesão tem mais impacto, pois deforma significativamente a aparência do indivíduo afetado. O angioedema aparece em minutos e some em até 72 horas.
Como é o tratamento da urticária?
UCE x Alergia
Alergia
Algumas vezes, substâncias inofensivas, como pólen ou a poeira, entram em contato com o nosso corpo e o sistema imunológico reage exageradamente. Isso é chamado de uma reação alérgica ou alergia. Essa reação acontece porque o sistema imunológico confunde a substância, como o pólen, com uma ameaça real e inicia uma resposta.
Assim, ativa os mastócitos, um tipo de célula que vive na pele e em outros lugares do corpo.
UCE
Quando os mastócitos liberam suas substâncias químicas, isso pode resultar na formação de urticas pruriginosas – assim como as que ocorrem com a UCE. Mas, embora o processo possa ser bastante semelhante, com os mastócitos liberando histamina tanto na UCE quanto nas alergias, a UCE não é causada um agente externo desencadeador das lesões.As causas conhecidas da UCE estão associadas à autoimunidade, situação na qual o próprio sistema imunológico da pessoa que tem UCE ataca a sua própria pele (ataca os mastócitos da pele).
Vivendo bem com UCE
1
Siga as recomendações médicas, sempre!
2
Diga ‘NÃO’ à automedicação.
3
Mexa-se!
4
Evite o que te faz mal…
5
Tenha atenção à alimentação
6
Mantenha a calma!
7