O isolamento social alterou nossa forma de trabalhar, estudar, fazer compras, aproveitar o tempo livre… e cuidar da saúde mental. As atividades presenciais ainda não voltaram 100%, o que afeta nossa relação com o outro e com nós mesmos. Nesse cenário, a ajuda terapêutica profissional pode ajudar, ainda que à distância, a lidar melhor com os efeitos psicológicos da quarentena estendida.
Atentos a esta demanda, grupos em todo o Brasil se propõem a acolher quem precisa de apoio psicológico, em momentos de emergência ou de forma recorrente. Conheça algumas iniciativas online:
Atendimento psicológico e serviços direcionados ao público adulto em geral
CREARE – Plataforma de Acolhimento Psicológico
O Grupo de Estudos, Pesquisas e Ações em Psicologia de Orientação Psicodramática (CREARE) reuniu uma equipe de 70 psicólogos disponíveis para acolhimento voluntário, de diferentes abordagens e diversas partes do país. O cliente agenda seu atendimento a partir de uma lista informativa acerca dos profissionais participantes (incluindo foto, abordagem e disponibilidade de horários). Destaque à possibilidade de atendimentos na Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS.
https://sites.google.com/view/grupocreare/
Projeto Seja Luz
Criado pela psicóloga araçatubense Laís Messias dos Santos, o projeto conta com uma página no Instagram com o contato de mais de quarenta profissionais voluntários cadastrados. Depois do primeiro atendimento, o psicólogo escolhido avaliará a necessidade ou não de mais sessões.
https://www.instagram.com/projetosejaluz.ata/
Liga Nacional de Atendimento Psicológico Social Online
Um grupo de psicólogas e psicólogos oferece atendimento psicoterapêutico online e em Libras para quem estiver sofrendo com o isolamento. A iniciativa conta com uma lista de voluntários separados por região e possibilita que o cliente escolha por quem deseja ser atendido.
https://docs.google.com/document/d/18Tyw3klJjLS8-DvCCseZBvCG5nk-9ezvhUI_tcrU0V0/edit
Plantão Psicológico Online: Núcleo de Fenomenologia Crítica do Instituto Sapientiae
Na plataforma, o cliente acessa aos horários de plantão disponíveis e a partir deles, conecta-se à uma sala virtual para a realização dos atendimentos. Caso o psicólogo plantonista esteja em atendimento, o paciente entrará automaticamente em uma fila virtual e será atendido assim que houver um profissional disponível.
Acesso aos horários disponíveis: https://bit.ly/2RAzu1R
Experiência de Escuta
Profissionais voluntários qualificados oferecem escuta e acolhimento para a população em sessões de 30 minutos. O serviço não tem fins terapêuticos, sendo um espaço de escuta para quem precisa desabafar.
https://www.experienciadeescuta.com.br/
Centro de Valorização da Vida
O CVV trabalha com apoio emocional e prevenção do suicídio e atende qualquer pessoa que precise conversar, anonimamente. Disponível no número 188 por meio do site.
PAP(o) – Plantão de Acolhimento Psicanalítico online
Realizados pelo coletivo “Café Barromeano”, os atendimentos gratuitos são realizados de segunda à sexta para um momento de crise ou urgência subjetiva, de uma a cinco sessões.
Inscrição pelo formulário: https://www.cafeborromeano.com.br/atividades
Varandas Terapêuticas
O projeto, proposto pelo Instituto Gerar, busca oferecer apoio e incentivar reflexões a partir de grupos online de escuta, mediados por psicanalistas. O pagamento é voluntário e os interessados devem entrar em contato via endereço eletrônico, informando os horários de preferência para as reuniões.
https://institutogerar.com.br/clinica-instituto-gerar/#varandas-terapeuticas
Atendimento psicológico e serviços direcionados a mulheres
Escutação – Cruzando Histórias
O projeto oferece sessões únicas para escuta qualificada de mulheres em situação de violência e pessoas que desejam receber orientação quanto à carreira. Ressalta-se que, para determinados casos, há a possibilidade de realização da chamada “Psicoterapia Breve” com duração de quatro sessões.
https://www.cruzandohistorias.org/
Atendimento psicológico e serviços direcionados ao público LGBTQIA+
Rainbow Psicologia
A plataforma oferece a conexão de profissionais de psicologia à comunidade LGBT+. Os interessados devem realizar o cadastro online e aguardar que um dos profissionais o contatem para agendamento.
https://rainbowpsicologia.com.br/agendamento/
Plantão Psicológico – ONG Eternamente Sou
Dedicado ao acolhimento de pessoas LGBT+ com mais de 50 anos, o projeto oferece opções de atendimento via chamadas de voz, mensagens de texto ou videochamadas.
https://eternamentesou.org/atendimento-psicologico/
Atendimento psicológico e serviços direcionados a migrantes, refugiados e indocumentados
Projeto Ponte – Instituto Sedes Sapientiae
O projeto objetiva oferecer apoio psicológico a migrantes, refugiados e indocumentados. Os interessados devem fazer o cadastro no site ou entrar em contato via endereço eletrônico.
Acolhimento Psicossocial Intercultural – UNIFESP
Voltado para e/i-migrantes, refugiados, retornados e indígenas, o projeto da UNIFESP possibilita atendimentos individuais ou em grupos.
https://sp.unifesp.br/epm/informes/acolhimento-psicossocial-intercultural
Atendimento psicológico e serviços direcionados a pessoas em luto
Programa de Acolhimento ao Luto do Departamento de Psiquiatria da Escola Paulista de Medicina
O Proalu reúne voluntários com formação em luto e residentes treinados para oferecer atendimento especializado a interessados.
https://www.instagram.com/proalu.unifesp/
A Casa Frida
Formada por um grupo de psicanalistas que busca articular Luto, Arte e Psicanálise, a Casa Frida, além de rodas de conversa sobre cinema e assuntos afins, oferece acolhimento gratuito a partir da escuta voluntária.
https://www.acasafrida.com.br/conhecer-grupos
Cuidado ao Luto
Realizado pelo Instituto Entrelaços em parceria com a ONG Beaba, o portal reúne orientações e atendimento voluntário oferecendo cuidado para pessoas que perderam amigos e familiares pela covid-19.
http://www.cuidadoaoluto.com.br/
Apoio a Perdas Irreparáveis – API
O instituto realiza reuniões online, com mediadores experientes no manejo do luto. Informações sobre datas de reuniões e inscrições são obtidas pelo site.