6 estratégias naturais para evitar a gripe

Esperamos que você tenha tomado a vacina da gripe! Mas também sabemos que, mesmo vacinado, a gripe pode incomodar, e resfriados são comuns nessa época do ano. Quaisquer que sejam seus sintomas – febre, tosse, dor de garganta, coriza, dor de cabeça, dores musculares ou fadiga – se a gripe atacar, essas estratégias naturais podem combater o avanço da gripe e ajudar você a ficar bem mais rapidamente.

Por mais que você tente se manter saudável durante o frio pode ser difícil evitar ficar doente. Afinal de contas, o vírus da gripe não discrimina entre pessoas saudáveis e insalubres, ou pessoas velhas e jovens. Além disso, o vírus é facilmente transmitido através de gotículas no ar quando alguém que já está infectado tosse, espirra e até fala, por isso somos todos alvos potenciais. E a temporada de gripe é mais longa do que você imagina – acontece entre o outono e o inverno e até mesmo na primavera, chegando a um pico entre junho e agosto.
A prevenção é fundamental. Obter uma vacina contra a gripe anual em abril/maio, antes que a temporada de gripe esteja em pleno andamento, pode ajudar muito a proteger você e sua família de ficarem doentes. Você ainda pode pegar a gripe, mas se você tivesse a vacina, ela será menos severa.
Experimente essas dicas para evitar ser pego pela gripe:

1. Sono afugenta seus sintomas de gripe

“Adormecer e ter tempo para se recuperar é a melhor coisa que você pode fazer por si mesmo, seus colegas de trabalho e sua família”, diz Len Horovitz, médico pneumolog do Hospital Lenox Hill, em Nova York. E a verdade é que, quando você está se sentindo mal, você não sente vontade de fazer muito mais. Durma o máximo que puder e evite o contato com outras pessoas até que esteja livre de febre – sem tomar qualquer remédio que reduza a febre – por 24 a 48 horas. Enquanto descansa, coloque um travesseiro extra sob sua cabeça para ajudar a drenar suas passagens nasais e tornar o sono mais confortável.

2. Gargarejo muitas vezes para aliviar uma dor de garganta
“Se você tem dor de garganta, gargareja com água ou água salgada”, recomenda Horovitz. Gargarejar muitas vezes pode ajudar a reduzir o inchaço na garganta e soltar o muco, removendo os alérgenos da garganta.

3. Beba o suficiente para evitar a desidratação
“Se você está com febre, corre o risco de desidratação, por isso é importante ter certeza de que está ingerindo líquidos suficientes”, diz Dana Simpler, médica de cuidados primários do Mercy Medical Center, em Baltimore. Uma maneira pela qual a desidratação atrasa sua recuperação é tornando mais difícil para os soldados do sistema imunológico que sufocam os vírus invasores viajarem pelo seu corpo.

4. Coloque os sintomas pra correr com uma canja de frango
Canja de frango não é apenas quente e reconfortante. Um estudo publicado no American Journal of Therapeutics descobriu que um composto de canja de galinha chamado carnosina pode ajudar o sistema imunológico do corpo a combater a gripe em seus primeiros dias. Um estudo anterior publicado na revista Chest, sugeriu que a sopa de galinha tem um efeito anti-inflamatório que pode aliviar os sintomas e encurtar as infecções do trato respiratório superior. O Dr. Schachter observa que a sopa e outros líquidos quentes, como o chá, têm outros benefícios: aliviam a congestão nasal, ajudam a manter-se hidratado e aliviam as membranas inflamadas do nariz e da garganta. Então, se você é vegetarianx, capricha na canja de legumes e caldinhos quentes.

5. Fazer lavagem nasal
Se você está entupido e se sentindo infeliz, usar um lota – um pequeno bule com um longo jato – para limpar o muco de suas passagens nasais duas vezes por dia pode ajudar, diz Horovitz. Isso é feito colocando-se uma solução salina feita com água destilada, esterilizada ou previamente fervida no lota e seguindo as instruções fornecidas com o lota. Se você não tiver um lota a mão, pode fazer a lavagem nasal com o auxílio de uma seringa também.
6. Mantenha as passagens nasais úmidas tomando banhos quentes
Tomar um banho longo e quente pode ajudar a hidratar a garganta e as fossas nasais, além de ajudar a limpá-los de muco, diz Schachter. Se a gripe está fazendo você se sentir tonto ou fraco, basta ligar a água quente, sentar no banheiro e inalar o vapor por até 10 minutos.

Ainda não está se sentindo melhor? Pode ser hora de ir além dos remédios naturais da gripe e procurar ajuda médica, principalmente se você tiver febre. É importante entrar em contato com seu médico, pois a gripe pode ter sérias consequências, desde infecções de ouvido até pneumonia e piora de condições crônicas, como insuficiência cardíaca congestiva, asma e diabetes. Se você está se sentindo mal, tem febre e não melhora com uma noite de sono e canja de galinha, procure o posto de saúde mais próximo e faça uma consulta.

Compartilhe!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima