As questões de saúde mental e emocional não “desligam” porque o tempo está ficando mais quente ou porque você planeja férias. Para muitas pessoas que lutam com doenças mentais, essa persistência pode dificultar o que muitos consideram uma época do ano “mais feliz” ou “mais emocionante”. A pressão por um corpo magro, por ser mais sociável, por sair mais de casa. Tudo isso pode fazer com que frustrações surjam e tomem conta do nosso dia a dia. Reunimos aqui alguns testemunhos que mostram o quanto um problema de saúde mental e/ou emocional podem piorar no verão:
- A expectativa de que o verão seja divertido
“Eu luto quando vejo todos se divertindo no calor, socializando e geralmente se divertindo enquanto observo da minha própria mente a prisão, me sentindo sozinha e além da miséria.” – Douglas A.
“Sinto como se estivesse decepcionando os outros constantemente. Temos uma piscina, mas nunca quero ir lá fora com as crianças. Temos família na cidade e sei que eles esperam que os convidemos para cozinhar e nadar, mas receber outras pessoas é avassalador. E então me sinto culpado porque parece que sou esse grande obstáculo que impede que outras pessoas aproveitem o verão. ”- Mary-Catherine M.
- É mais difícil entender por que alguém ‘pode estar deprimido’ durante o verão
“Todo mundo aceita depressão no inverno – é difícil com as férias, o frio e a falta de sol. Você espera que, quando o sol estiver quente e mais quente, você se sentirá melhor; mas então o verão chega e nada muda em sua mente. E as pessoas sem depressão nem sempre entendem como você pode ficar deprimido no verão. ”- Amanda M.
“Todo mundo me diz para pegar um pouco de sol, vai fazer você esquecer seus problemas. Não, não vai. De fato, apenas dizendo que isso me faz sentir inferior porque não posso sair como pessoas ‘normais’, o que apenas piora minha depressão. É um ciclo vicioso. ”- Jenny S.
- O Calor
“O calor me deixa desconfortável. Também sinto que devo sair e fazer coisas quando não necessariamente quero. ”- Jazmine V.
“O calor. Isso literalmente me mata. Há momentos em que durmo um fim de semana inteiro durante o verão no meu quarto gelado, porque o pensamento de estar na luz do sol assim me petrifica. E o verão é um momento ‘social’ – o que eu prefiro não estar na maioria dos dias! ”- Courtney M.
“Eu desligo – mental e fisicamente – quando fico muito quente. No verão, sou pressionado a ser social e parecer feliz. Eu preferiria ser um eremita em uma sala com ar condicionado. Não é incomum eu dormir o dia todo para evitar o calor. Eu suo profusamente da minha linha do cabelo, mesmo que não esteja me exercitando. É embaraçoso ir a lugares e meu cabelo parece sujo e encharcado de suor escorrendo pelos olhos e pelo rosto. É difícil querer me arrumar para as coisas quando eu sempre pareço correr uma maratona. Isso me faz ver todas as minhas falhas e me afastar das pessoas. ”- Samantha S.
- Falta de rotina
“Minha rotina desaparece. Sou professor, então meu dia passa de altamente estruturado a muito pouca estrutura. Isso é problemático para minhas lutas com compulsão alimentar / emocional, depressão e cochilos, isolando devido ao calor, não querendo sair e gastar impulsivamente. É preciso muito planejamento intencional e autodisciplina para não atrapalhar completamente durante o verão. ”- Kara D.
“Meus filhos costumam ser a razão de eu me forçar a sair da cama de manhã; Ao acordá-los para a escola, asseguro que chegue a tempo. No verão, essa rotina é interrompida e é importante ter uma rotina para me manter funcionando durante um episódio depressivo. ”- Mary-Catherine M.
“Não ter um horário escolar definido e trabalhar horas variadas devido ao trabalho em tempo parcial torna minha semana muito desequilibrada. Se não tenho planos constantes, encontro-me em um estado depressivo com mais frequência. ”- Kira M.
“Tenho transtorno de personalidade limítrofe (DBP) e depressão, e o verão geralmente é um período muito difícil (eufemismo) para mim por causa da súbita perda de estrutura. Eu sou um estudante universitário e estou acostumado a estar em um horário definido, vendo pessoas diariamente, pessoas com quem conversar, coisas para fazer etc. Quando isso muda repentinamente, posso facilmente cair em um padrão de isolamento e adormecer demais. . Sinto-me sozinho e começo a me sentir inútil e repensar tudo. Pessoas com DBP podem ter muita dificuldade com a perda de estrutura e se sentirem sozinhas e isoladas, e isso me deixa super difícil a cada intervalo. ”- Kellyann N.
- Experimentando “transtorno afetivo sazonal reverso”
“Conheço meus distúrbios, mas sinto que tenho SAD reverso (transtorno afetivo sazonal) no verão. (Este não é um diagnóstico, apenas o que parece.) Fico mais deprimido no verão, se isso é possível. Minhas ideias suicidas geralmente se tornam planos. Eu luto para sair da cama e me alimentar. O calor é tão extremo que sinto que estou morrendo de insolação. ”- Brianna P.
“Estou com uma depressão sazonal reversa”. Isso significa que fico mais deprimido quando fica mais quente lá fora. Realmente a única vez que aproveito o verão é na praia. Fora isso, é tão pegajoso e quente – desencadeia enxaquecas e me faz sentir horrível. ”- Miranda W.
- Mostrando suas cicatrizes auto-prejudiciais
“Ir para fora enquanto estiver acima do peso e combater a dismorfia e a ansiedade do corpo. Sempre com medo do que as pessoas pensam. Escondendo cicatrizes da auto-mutilação, mas eu as cobri com tatuagens. Vou tomar sorvete com a minha filha e ficar paranóica que todo mundo olha para mim e odeia me ver porque eu sou tão horrível. Os longos dias são demais enquanto combatemos a depressão. ”- Mandy D.
“Cicatrizes. Eu tinha a maioria deles coberta de tatuagens para que eu pudesse ter meus braços abertos no tempo quente. Mas agora tenho um pouco no braço e volto a encobri-lo após três anos. Eu não deveria sentir que tenho que cobri-los pelo bem dos outros. É o meu corpo Mas sou apenas eu, eu acho. ”- Amy W.
“Pessoas me encarando e me perguntando sobre minhas cicatrizes de auto-mutilação. Eu posso entender as pessoas olhando para eles, mas quando as pessoas são rudes com isso, isso pode me deixar desconfortável. Eu não sinto que deveria sofrer e superaquecer usando mangas no calor, mas em alguns dias em que já estou lutando, o olhar fica um pouco demais. “- Lucy L.
- Sentindo-se preso em casa
“Tendo uma mistura de depressão e ansiedade social, sinto-me preso. Não tenho amigos, então não faço nenhum tipo de atividade divertida de verão. É difícil ver todo mundo se divertindo quando você se sente completamente preso dentro não apenas da sua cabeça, mas de sua casa também. ”- Gina G.
- Saudades da sua infância
“O verão é difícil para mim, porque eu quero ser uma criança novamente e apenas aproveitá-lo sem preocupações, então a realidade se instala e eu percebo que cresci e as mudanças de humor começam. Torna-se um ciclo vicioso de realidade versus desejo de viajar. ”- Elizabeth P.
- Vestindo roupas de verão
“A expectativa de ter que usar roupas de verão quando quero me esconder atrás de roupas mais longas. Eu até ouvi um membro da família do meu marido comentar sobre mim vestindo jeans completos para um churrasco no quintal no verão, em vez de shorts. ”- Jeneane M.
- Pressão para ser social
“Eu tenho ansiedade e as pessoas sempre querem sair e fazer coisas. Eu odeio o calor e é difícil para mim ficar lá fora por muito tempo. Estar perto de pessoas, especialmente pessoas que não conheço, me deixa muito desgastado. Além disso, há a culpa por recusar convites para fazer coisas. Tipo, não é que eu não goste de você, é que fazer coisas assim é difícil para mim. ”- Megan M.
“Ter que socializar com as pessoas é muito difícil. Sinto que você é obrigado a sair, conversar e fazer amigos, mas só quero me esconder em minha casa e ficar sozinho. A ansiedade que sinto por pensar nisso é enorme. Não consigo controlar. ”- Priscilla U.
“Às vezes é a luta constante de querer ser social e, no entanto, não social. Preocupar-me com o que meu corpo se parece com as pessoas e se meu remédio vai diminuir minha pressão sanguínea enquanto tento manter a mentalidade de que é verão e me divertir, mesmo que minha cabeça esteja sempre cheia de pensamentos. ”- Tyler A
- Pressão para passar o tempo fora
“Minha família quer que eu saia com eles quando tudo que eu quero é estar dentro. Como hoje, enquanto eles estão curtindo a piscina, estou lá dentro tentando me arrumar minha casa. O fato de estar mais quente e haver mais atividades externas dificulta que eu saiba que meus filhos estão passando por mim por não quererem fazer parte disso. ”- Sherrie L.
- Menos contato com seu sistema de suporte
“Não poder ver as pessoas que mais significam para mim por causa de férias, horários variados de trabalho e assim por diante. Depressão às vezes pode tirar o melhor de mim. Embora eu seja introvertido e precise de meu tempo sozinho, é vital estar perto de certas pessoas favoritas para não sucumbir aos terrores da depressão – tanto no verão quanto durante todo o ano. ”- Ashlyn B.
“Durante o verão, estou em casa da escola. Não tenho amigos por perto e tenho que morar em casa com uma família que não entende minhas lutas. Em vez de ter pessoas que me apóiam quando meus sintomas aparecem, elas ficam com raiva e frustradas comigo. Acabo me sentindo muito isolado e desamparado. ”- Sharayah W.
- Maior isolamento
“O verão se torna um dos momentos mais solitários para mim. Todo mundo viaja ou sai, mas eu geralmente fico lá dentro porque não tenho vontade de fazer nenhuma atividade. Sair e sentir o sol só me faz sentir triste e triste. É um momento difícil. ”- Bna R.
“Eu luto porque geralmente é uma temporada de isolamento para mim. As pessoas estão indo a lugares e fazendo coisas como ir à praia. Como não tenho energia para acompanhar a maior parte do tempo, passei meus meses de verão sozinha na cama, longe de todos. Sopra ”- Danielle N.
“Eu costumo me isolar – sempre que tenho tempo ocioso é quando minha mente fica ruim. Durante o verão, estou sozinho e ter tempo para mim a maior parte do tempo. Meus braços e pernas estão cobertos de cicatrizes e toda vez que saio de casa, visto uma camisa de manga longa, apesar do clima a 95 graus. As pessoas olhando ou perguntando me deixam desconfortável. ”- Maya S.
- A pressão para ter um “corpo de verão”
“Experimentar o verão no meio da luta contra a anorexia é muito difícil. Fico muito obcecado em atingir um peso de verão / biquíni ”, mas acabo levando isso ao extremo. Se estou de maiô ou bermuda em público, tudo o que consigo pensar é ‘todo mundo está olhando para o seu corpo’, ‘todo mundo está absolutamente enojado de você’, ‘você não é magro o suficiente para fazer isso ainda, “tire e perca peso para poder.” Ir a churrascos / festas de verão cheias de comida e lanches é apenas um inferno. O verão é lindo, mas também é muito difícil para o meu distúrbio alimentar, e pode ser muito difícil encontrar alguma beleza nele no final do dia. Eu realmente espero que eu possa aprender a gerenciar isso. Sinto falta do amor no verão. ”- Carson A.
“É tão difícil me divertir quando estou tão completamente consumida com a minha imagem corporal. É mais difícil me divertir quando vejo pessoas com corpos em forma ou mais magras, principalmente quando me vejo como uma pessoa mais pesada. Não sendo confortável no meu corpo, mas essencialmente sendo forçada a usar menos roupas de cobertura, porque é muito quente. Problemas de imagem corporal no verão são a verdadeira luta. ”- Hannah M.
- Sentindo-se culpado por ficar na cama
“Costumo lutar contra o desejo de ficar na cama o dia todo por causa de minhas doenças mentais. No verão, isso me faz sentir tão culpada porque moro em um lugar que geralmente é frio e cinza, por isso não quero tomar bons dias ensolarados como garantidos. Mas posso ver todo mundo aproveitando o clima agradável e quero estar também, mas na maioria das vezes fico triste demais para sair. É difícil me vestir para o verão porque estou acima do peso com um distúrbio alimentar e se estou na praia ou usando roupas de verão, as pessoas me encaram. E acho que não ajuda que eu tenha cicatrizes visíveis de danos pessoais que as pessoas também olham. ”–Molly S.
“Luto no verão porque quero aproveitar ao máximo o sol, as montanhas, estar fora etc. – mas com minha ansiedade acabo ficando na cama e em casa com muita frequência. Eu sempre deixei meus planos fracassarem. No inverno, eu sempre penso: ‘O verão será melhor, porque eu posso sair.’ E então, quando não sou capaz de mentalmente, sou muito duro comigo mesmo e sinto que não posso fazer nada. ”- Chelsea W.
E você, o que te ajuda a lidar com o verão?
Texto traduzido e adaptado por Redação CDD de https://themighty.com/2018/05/summer-hard-mental-illness/